O que não te contam sobre crescer…

Mariana
2 min readApr 15, 2022

--

Sim e você eventualmente vai descobrir…

  1. A infância e o país das maravilhas

De todos os desafios que eu já tive na vida, o maior deles, o que tem me consumido por completo e o que se faz tão presente quanto um batimento descompassado e uma angústia intrometida é o de me tornar adulta. Quando digo adulta não digo no sentido que a cultura da internet e dos influenciadores propaga, a ideia de alguém que vive para pagar boleto e beber litrão. Sim, a vida adulta envolve isso, mas de nem de longe se resume ou gira em torno disto.

Achar seu próprio caminho na vida nem de longe é uma coisa bonita, como desabrochar de uma flor exalando beleza e formosura. Acho que se fosse pra encontrar alguma analogia para minha experiência em me tornar uma adulta atravessar um deserto seco e com muitas tempestades de areia seria o certo. Não é fácil, muito menos agradável, pode ser bonito, quando olhado do futuro…

A questão é que na infância tudo parece perfeito e tudo é lindo. Tudo é inocente, tudo é novo, tudo tem um gosto, uma cor, um cheiro. As lembranças da nossa infância por vezes são verdadeiros abrigos. Como um quarto com coisinhas antigas, você entra, sente e rememora cada pedacinho como tentativa de resgatar qualquer pedacinho da sua esperança de criança…

O que pode surpreender é…

A infância não é um espaço tão perfeito assim. A infância não é uma dimensão paralela suspensa no tempo em que tudo funciona perfeitamente. A verdade é que a infância, em muitos casos, é como o país das maravilhas, cheia de encantos, mas com muitos mistérios. Mistérios que envolvem perigos, perigos que te levam diretamente pra uma fase adulta complexa, com bagagens que você nem imagina carregar.

Entre o peso de ser o filho querido que não ousa desagradar os pais, e ser o filho rebelde que faz de tudo pra chamar a atenção dos pais, dentre tantas outras situações, existe um monstro que permanece, da infância à fase adulta debaixo das camas de muitos dos jovens atuais. O desamor.

Do desamor surgem todas as outras feridas emocionais que te arrastam pra situações complicadas e te impedem de se desenvolver de uma forma menos sofrida e muito mais dependente do que possamos pensar. Não me refiro à dependência financeira, mas à dependência emocional e toda a carga contida nela.

Tem tantas outras coisas que não te contam…

Mas essas eu deixo para as próximas.

Mariana Kamilla. 15/04/2021

--

--